Acesso Rápido

sábado, 24 de agosto de 2019

BERLIM: A DIVISÃO DA ALEMANHA


Berlim: A divisão da Alemanha

Alice Gomes de Jesus
Ariadne das Virgens Melo
Cecilia Paixão Sena
Gabriella da Paixão Fernandes
Laira Carvalho Machado Soares
Lyvia Almeida Alves
Nalbert Santos de Jesus
Thayane Cristina Almeida Alves
Tiffany Sena Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar e conhecer um pouco mais do que foi o muro de Berlim desde a sua construção até a sua queda. É feito um enquadramento nos aspectos físicos da cidade de Berlim, sociedade e política na Alemanha pós segunda guerra até 1989, este período vai durante a construção e depois, queda do muro.

ABSTRACT

This article aims to approach and know a little more about what was the Berlin wall from its construction until its fall. It is framed in the physical aspects of the city of Berlin, society and politics in Germany after World War II until 1989, this period goes during the construction and then fall of the wall.

Palavras chaves: Alemanha, muro, Berlim, Guerra fria, unificação

Introdução

   Ao decorrer deste artigo se explica o começo, meio e fim desse acontecimento, os antecedentes da construção do muro, que aconteceu em 13 de agosto de 1961(58 anos atrás), e da sua queda que ocorreu quando Schabowski disse a seguinte frase “Que eu saiba, ela entre em vigor…agora de imediato”.  A derrubada do muro causou a instabilidade política, econômica e social. Esse assunto está mais próximo do presente do que se pode imaginar e ainda tem pessoas que insistem em esquecer. Hoje em dia se realiza todo ano a ‘’ Festa da liberdade’’ que tem como objetivo homenagear todos aqueles que foram oprimidos durante os 30 anos mas também ensinar o valor dos direitos humanos e liberdade para nova geração.

   Berlim é atualmente a capital da Alemanha, a cidade foi criada durante o século XIII. Berlim presentemente tem cerca de 3,5 milhões de habitantes (dados de dezembro de 2018), e é a maior cidade do pais com uma área de 891,68km. A cidade se localiza no nordeste da Alemanha mais precisamente na Latitude: 52°31′27″ N Longitude: 13°24′37″ E e Altitude 34-115m.  Berlim é o centro da área metropolitana de Berlim-Bandemburgo, o clima na cidade é temperado sazonal com temperatura média anual de 9,5 °C, o clima em Berlim é totalmente diferente do clima brasileiro, as temperaturas não são altas. O inverno começa em janeiro e tem fim em marco com temperaturas que variam entre 2°C e -2°C, já no verão as temperaturas chegam a 22ºC, o verão em na cidade vai de julho até o início de setembro, para ter consciência segue abaixo tabelas com as medias históricas da climatologia de Berlim mês a mês.

Figura 1- medias climatológicas de Berlim

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Temperatura média (°C)
-0,9
0
3,9
8,6
13.5
16,8
18,6
18
14,4
10,4
4,4
1
Temperatura mínima(°C)
-3,4
-2,9
0
3,8
8
11,3
13,4
12,7
9,5
7,5
1,9
-1,2
Temperatura máxima (°C)
1,7
3,0
7,9
13,5
19,1
22,3
23,8
23,3
19,4
13,3
7
3,2
Chuva (mm)
43
34
35
41
54
70
57
61
44
37
45
49
Fonte: Google                                                                                                                                    
      
   O relevo de Berlim tem como característica forte as largas planícies que ajudam na formação das elevações. O fuso horário da cidade é de +1 em relação ao meridiano de greenwich, o Brasil corresponde a -3 portanto em Berlim será sempre 4 horas mais tarde que no Brasil nas regiões que são atingidas pelo fuso de Brasília. Atualmente, Berlim é um dos maiores centro financeiro de primeiro plano da Europa, com várias sedes de empresas de nível mundial, como exemplo BVG, tudo isso se deve a reunificação desta cidade na década de 90, pois antes disso teve dificuldades devido ao processo de adaptação a zona comunista a Alemanha ocidental. Berlim hoje em dia é uma das cidades mais influentes nos centros mundiais de cultura, mídia, ciência e política, sua economia se baseia especialmente nos setores de serviços envolvendo assim grandes partes de industrias. Berlim foi o palco de um dos maiores acontecimentos históricos do mundo, o Muro de Berlim. Tanto a construção quanto a queda do muro de Berlim foram acontecimentos pós segunda guerra mundial. Primeiro deve-se ter conhecimento dos acontecimentos que antecederam a construção, assim podendo entender o porquê foi construído e derrubado.

   Após o final da Segunda Guerra Mundial, os países campeões, Franca, União soviética, Estados Unidos e Reino unido, decidiram separar a Alemanha em quatro estados e consequentemente teve a criação da Alemanha oriental que ficou conhecida como RDA e Alemanha ocidental que se deu o nome de RFA. Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido se juntaram na parte ocidental da Alemanha fazendo com que fosse impossível qualquer tipo de influência da União soviética sendo ela política, militar ou até mesmo econômica já que a União soviética estava localizada na parte Oriental da Alemanha.
   O maior pontapé para o começo da guerra fria aconteceu em 1949 quando a Alemanha foi dividida em dois lados, Berlim tornou-se, assim, um símbolo dessa guerra.

   A Alemanha já se encontrava dividida com fronteira e com ideias, só faltava algo físico para que fosse separada definitivamente, então, em 1961 na noite de 13 de agosto foi dado início a construção do muro de Berlim, fruto da tensão entre os países que dominavam a parte ocidental da Alemanha e a União soviética. O começo da construção do muro foi uma surpresa para todos, até a noite de 13 de agosto os moradores de Berlim podiam transitar de um lugar para o outro na cidade. A guerra fria a cada momento se tornava mais tensa o que levou com que cerca de 2,5m de pessoas do lado oriental migrasse para o lado ocidental. Até que foram criadas leis que impediam a passagem das pessoas do lado oriental para o ocidental.

   No decorrer da madrugada do dia 13 o trafego de carros militares entre Berlim oriental e ocidental foi suspenso e logo quando amanheceu foi notável o que estava acontecendo, os guardas tinham separado a Alemanha com arames farpados e extensão de 157 quilômetros, o muro de Berlim foi construído com aproximadamente 300 torres de observações com militares armados, cães e explosivos, aproximadamente 80 pessoas morreram tentando atravessas de um lado para outro do muro. O muro foi construído sem respeitar as casas, o muro não separou somente Berlim, mas também familiares que só voltaram a se ver cerca de 30 anos depois. A primeira pessoa morta ao tentar atravessar o muro foi Gunter Liftin, ele foi executado a tiros por soldados, O muro era uma divisão de ideias, um lado capitalista e outro socialista.

   Alguns meses antes da construção do murro Walter Ulbricht, um dos membros do partido comunista da Alemanha foi a público desmentir os boatos sobre a construção do muro “Não tenho conhecimento de um plano desses, já que os operários estão ocupados a levantar casas e toda a sua mão-de-obra é necessária para isso. Ninguém tenciona construir um muro” mas já havia intenção da construção como consentimento da União soviética.

   10 anos após a construção do muro em 3 de setembro de 1971, os países vencedores da Segunda Guerra Mundial assinaram um acordo com objetivo de reestruturar o movimento das pessoas entre os dois lados da cidade alemã. Cerca de 25 pessoas ficaram responsáveis de negociar o tratado das quatro potencias sobre a cidade de Berlim. Antes desse tratado acontecer em 2 de agosto de 1961 as pessoas foram proibida de se locomover de um lado para o outro da cidade. Entre 1962 e 1964 foi concedido a visita de algumas pessoas de forma limitada. Com o fechamento da Alemanha Oriental a cidade se isolou do restante do mundo. Em 1969 uma nova política era implantada na Alemanha do leste com Willy Brandt. Willy defendia a volta da união entre os dois Estados. Pouco tempo antes de ser assinado o tratado das quatro potencias, Willy fez um discurso em que dizia que a partir daquele momento não existiria mais crimes em Berlim. Esse tratado das quatro potencias iria trazer resultados positivos tanto para a política quanto par a população. A estrada foi liberada e teve a criação de novas regras sobre a circulação na parte leste, esses foram os primeiros avanços em relação a Berlim.
   Berlim continuava sob o poder dos países aliados, o leste autoritário e o oeste democrático Com o tratado surgiu a esperança de que o relacionamento entre os estados fossem melhorando, já que o transito era livre assim as pessoas dos lados separados do muro poderiam ter um contato. Vale lembrar que o tratado foi o pontapé para o início de conversas entre os lados oeste e leste.

   Após 30 anos, em 9 de novembro de 1989 o muro de Berlim é finalmente derrubado. A derrubada do muro foi adiantada graças a um erro do Günter Schabowsk que era o novo secretário do comitê central, ele foi escolhido para anunciar a imprensa as novas regras sobre viagens ao exterior. Após receber as páginas aprovadas pelo comitê para que fosse divulgada, Schabowsk foi a público dá a notícia mas ele não tinha percebido que a notícia era pra ser divulgada somente no dia seguinte, ou seja, 10 de novembro, quando foi perguntado por um jornalista sobre quando essas leis entrariam em vigor, Schabowsk falou as palavras que derrubariam o muro ‘’ agora, de imediato’’. Após a notícia os alemães do lado oriental foram contra o muro. Como ainda era necessário a solicitação de vistos para a derrubada do muro o exército resistiram pois ainda não tinham ordens para deixar o povo atravessar, era uma multidão de pessoas e o exército não conseguiu resistir por muito tempo.

   Não era somente em relação a política que existiam diferenças entre os lados do muro. O dia a dia de ambos eram diferentes, tudo que era capitalista não poderia existir no lado oriental, existia diferenças na cultura também. O teatro era censurado, onde não podia ter nenhum tipo de liberdade de expressão. Na música todos os artistas deveriam cantar em alemão, qualquer outo tipo de idioma era proibido. Mesmo com algumas censuras o lado ocidental era ouvido pelo lado oriental, via televisão, rádio. Apenas um lado não recebia essas influencias devido a sua posição geográfica, o vale do Elba não recebi ondas de rádio ou tv.

   Como consequência da queda do muro, as negociações para unificar a Alemanha. Um dos maiores problemas que dificultavam essa unificação era o futuro militar do lado ocidental, eles exigiam que as tropas americanas permanecessem no pais. Gorbatchov e Helmut tiveram um encontro e ambos concordaram com a reunificação alemã mas rejeitaram o ingresso na Nato. Após conversas Gorbatchov aceitou se filiar ao que kohl avaliou como “um novo auge nas relações teuto-soviéticas”. O presidente da união soviética deixou o presidente George Bush surpreso após prometer respeitar o direito de cada pais escolher o seu bloco militar o que faria com que a união soviética parasse de exigir que a Alemanha ficasse neutra à Nato e ao Pacto de Varsóvia.
   O tratado Dois Mais Quatro foi assinado em 12 de setembro de 1990, com a assinatura do tratado a soberania dos países aliados sobre as duas Alemanha chegou ao fim, esse tratado representava a grande perda de poder para a união soviética

Conclusão

   O muro de Berlim deve ser lembrado sempre para que todos tenham consciência de que somos todos iguais. Este artigo teve o intuito de mostrar de forma clara o que levou a construção do muro de Berlim e serviu para que o nosso conhecimento sobre o tema se expandisse, entendemos os motivos para a sua construção e a razão política por trás, no geral os objetivos da construção do muro foram um sucesso como foi visto no decorrer do trabalho. O muro de Berlim foi mais que uma separação de cidades, foi uma separação de ideias. Ele foi símbolo de uma competição entre os blocos do leste e oeste. A queda do muro mudou o mundo e a forma que debatemos sobre liberdade hoje em dia, acabar com um sistema como o esse não é nada fácil, mas pior é viver nesse mesmo sistema.

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário