segunda-feira, 29 de abril de 2019

POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO NORDESTE - ARTIGO DE SOCIOLOGIA

POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO NORDESTE

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOLTO FREIRE 
DIAS D'AVILA-BA

POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO NORDESTE

ALUNAS: Isabela Larissa Costa Pereira
Hellen Kércia Da Conceição

RESUMO
Este artigo fala sobre os indígenas da região Sudeste do Estado de Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe. Fala como eles viveu, eles têm vivido, como preservar sua cultura, o seu envolvimento com a política e os direitos que antigamente eles não tinham. A região Nordeste é composta por 9 Estados, a sua região é caracterizada por dividir a sua vegetação nativa em 4: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. E a Zona da Mata é dividida em três sub-regiões: Zona da Mata açucareira, Zona da Mata cacaueira, Recôncavo baiano. O Agreste é caracterizado por ter um Planalto da Borborema e suas árvores pequenas e sem vida, no Sertão a caatinga levar prevalece, já no meio norte que é mais presente no Maranhão é a mistura de vegetação da Amazônia e da caatinga.


PALAVRA CHAVE: Línguas, Cultura, Brasil, Nordeste

INTRODUÇÃO
O texto a seguir aborda de que forma os índios da região Nordeste viviam antigamente e como vivem atualmente, traz uma visão do modo de vida deles e a sua cultura.

DESENVOLVIMENTO
Os povos indígenas habitavam o Brasil, antes mesmo do descobrimento das terras pelos portugueses. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam da caça, pesca e da agricultura. Tinha um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, as arvores, os animais, as ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza. Viviam em tribos e tinham como figura do cacique o chefe politico e administrativo. O pajé era responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos. Faziam objetos artesanais com elementos da natureza. A religião era baseada na crença em espíritos de antepassados a forças da natureza.  Faziam festas e cerimonias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantava e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e espíritos da natureza.  Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza. Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé  que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos. Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc.
religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza. Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza. Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do país. O principal grupo indígena do Brasil foi denominado tupi-guarani. Essa designação é linguística e se refere a um conjunto de línguas aparentadas, faladas por uma grande quantidade de tribos indígenas. Não existia, propriamente, uma única língua, nem se compartilhava uma única cultura. Contudo, acredita-se que essas línguas tiveram origem comum e foram se diferenciando com o passar do tempo.
O nosso país possui, 285 tribos indígenas, que é aproximadamente 378 mil pessoas. Já no nordeste temos 39 tribos, com a média de 81 mil pessoas, é 21% do total brasileiro a região do Nordeste possui 27,8% dos indígenas brasileiros, mesmo assim muitos indígenas foram ignorados, e esquecidos da sua cultura sua originalidade. As elites queriam apagar a presença dos indígenas, até nos documentos, e na visão das autoridades Os índios só seriam vistos pela sociedade, se eles exibissem os estereótipos raciais e culturais. Os indígenas sofreram Grande Depressão, por seus costumes e tradições diferentes, muitas autoridades buscavam eliminar a cultura indígena e esses impactos existem até hoje.
No Nordeste encontram-se 39 tribos, com 81 mil pessoas (21% do total Brasileiro). Destas:
15 tribos, infelizmente, já não falam mais sua própria língua18 têm trabalho missionário evangélico: 17 em andamento e1 trabalho emancipado, ou seja, o povo foi alcançado!
É o povo Urubu-Kaapor, do Maranhão e Pará. Eles são cerca de 800 pessoas e já têm o NT em sua própria língua.
Outras 21 tribos não têm nenhuma iniciativa missionária evangélica. Destas:
5 têm situação indeterminada (precisam de mais estudos)10 têm trabalho somente católico6 não têm qualquer presença cristã
Tribos do NE, Não-Alcançadas, sem presença missionária: (Nome, Estado, População)
1.Jiripancó (AL/PE), 1.500
2.Kantaruré (BA), 353
3.Karapotó (AL), 796
4.Kariri (CE/PE),
5.Krejê (MA/PA), 30,
6.Pankaru (BA), 84
Tribos Nordestinas Não-Alcançadas, mas com trabalho evangélico em andamento:
1.Guajá ((MA/PA/TO), 30
2.Guajajara (MA), 15.000,
3.Kaimbé (BA), 1.270
4.Kapinawá (PE), 2.500
5.Kariri-Xocó (AL), 2.500
6.Kiriri (BA), 1.401, existem convertidos, mas sem missionários
7.Krikati (MA), 620,
8.Pankararé (BA), 1.500
9.Pankararu (AL/PE/MG), 5.000
10.Pataxó (BA/MG), 7.000
11.Potiguara (PB), 7.575
12.Tapeba (CE), 2.491
13.Tremembé (CE), 3.500
14.Tuxá (BA/PE), 1.630
15.Xukuru (PE), 6.363
Tribos Nordestinas Não Alcançadas, mas com presença Católica
1.Kambiwá (PE), 1.578
2.Paiaku (CE), 220
3.Pataxó-Hãhãhãe (BA), 1.865
4.Pitaguari (CE), 871
5.Tingui-Botó (AL), 350
6.Truká (BA/PE), 1.333
7.Tupinikim (BA/ES), 1.386
8.Wassu (AL), 1.447
9.Xocó (AL/SE), 250
10.Xukuru-Kariri (AL/BA/MG), 1.820
Tribos com Situação Indeterminada em relação à Evangelização
1.Kalankó (AL/PE), 230
2.Karuazu (AL/PE),
3.BíblicaPipipã (PE),
4.Tumbalalá (BA), 900
5.Tupinambá (BA/PA), 1.200
A maioria dos 740 mil indígenas encontrados hoje no Brasil habita regiões de floresta, em terras destinadas pelo governo a eles. Muitas dessas terras ficam no estado do Amazonas, mas também existem grupos indígenas nos outros estados da região Norte e na região Centro-Oeste, além do Nordeste e do Sudeste.
Índios Pataxós, do sul da Bahia

CONCLUSÃO
É a região que mais tem indígenas no Brasil, é muito Tropical, Chove muito no ano, e tem uma grande diversidade de animais. As sociedades indígenas tiveram presença marcante na formação cultural e política do Nordeste, por exemplo, palavras da língua tupi serviram para dar nome a bairros e praças em grandes centros urbanos festas indígenas são celebrados até hoje por pessoas das mais diferentes origens e etnias. Seus hábitos alimentares estão incorporados a tempos em nossa dieta. Embora insuficientes, terras indígenas foram demarcadas por todo o território  para garantir a sobrevivência de diversas comunidades dessa forma, cada povo indígena contribuiu para tornar ainda mais variados o mosaico cultural que caracteriza o Nordeste.

REFERÊNCIAS
Www.teleios.com.br
Www.wikipedia.org
Www.indiosnonordeste.com.br
Www.novastribosdobrasim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário