sábado, 24 de agosto de 2019

HAVANA - GUERRA DOS MÍSSEIS

HAVANA - GUERRA DOS MÍSSEIS

Alex Jesus dos Santos
Allana Malta Santos
Carla Luisa de Oliveira
Sahmira Simões Santos
Tássio Carvalho Pereira
Thaís Nery de Jesus
Wanessa Souza Sena
Yasmim de Jesus Rosa



Resumo: Este artigo tem por objetivo descrever as características geográficas da capital,Havana e do país, Cuba desde a decada de 60 até o atual momento; bem como seus aspectos históricos envolvendo a Guerra dos Mísseis.

Article: This article aims to describe the geographical characteristics pf the capital of Cuba, Havan from the 60's until the present time; as well as its historical aspects involving the Missile War.

Palavras-chave: geografia, Cuba, Havana, Guerra dos Mísseis


Características Geográficas

Cuba tem sua localização no mar do Caribe, na América Central (Sub-continente da América)

Sua população corresponde a: 11,48 milhões de habitantes
Densidade populacional: 102,8 hab./km2
Desenvolvimento populacional: 200.000 hab/ano
Medida da superfície: 109,884 km² 
Altitude: 2.005 metros
Coord. Geográficas: 23°N 7' 58''; -82°O 22' 58''

Relevo: O que compõe o relevo de Cuba são as planícies por quase todo território. Porém, na região do sudeste predominam as montanhas e colinas escarpadas.
Há duas vertentes fluviais de características muito diferentes, embora todos os rios sejam de pouco volume entre mais de 500 mil cursos de água metade fluem no norte, o Rio mais importante é o Cauto, que desemboca no sul da ilha.

Vegetação: A vegetação cubana possui várias espécies de plantas, sendo elas tropicais e subtropicais. As savanas cobrem a maior parte das planícies e possui árvores dispersas, arbustos e gramíneas. Na vegetação da ilha há também cana-de-açúcar, arroz e tabaco.

Solo: Cuba possui solos bastante férteis, nas planícies costeiras apresenta latossolos, rico em matéria orgânica e em minerais, tem uma grande produção de cana-de-açúcar, que quando cultivado corretamente permite obter duas ou mais colheitas de vários produtos por ano.

Havana é a capital e a maior cidade de Cuba encontrada na Província de Ciudad de La Haboha, no noroeste do país. 

Sua população corresponde a: 2.135.498 habitantes
Densidade populacional: 2.932,3 /km²
Medida da superfície: 72.826 hectares, equivalente a 728,26 km²
Altitude: 59 metros
Coordenadas geográficas: 23°N 6′ 59″; 82°O 23′ 18″ 
Fuso horário : UTC -5:00 (America/Havana)
Hora de Verão: UTC -4:00
Hora de Inverno: UTC -5:00

O clima em Havana é tropical, com suas estações bem definidas.
De Novembro a Abril, ocorre a estação seca. É menos úmida e um pouco mais fresca, com uma média de temperatura máxima entre 21 e 30°C e uma média de temperatura mínima entre 18 e 24°C. Nos meses de verão a temperatura média oscila em torno dos 30°C, com uma umidade ligeiramente maior. A época dos furações ocorre entre os meses de junho e novembro. Enquanto que a maioria das tempestades ocorre principalmente entre os meses de Setembro e Outubro.

Havana é uma bela cidade e capital, localizado em Cuba. Em 2017, teve cerca de 2,13 milhões de habitantes. Nela encontra-se uma rica tradição histórica e cultural, é também eclética e ao mesmo tempo monumental.

O desempenho econômico de Havana se deu por conta da sua localização geográfica. No início à cidade encontrou a sua riqueza na indústria açucareira e no tráfico de escravos, quando Cuba tornou-se independente e transformou-se num famoso centro de férias.
Havana continua a ser o centro de grande parte da produção nacional da indústria. A tradicional indústria açucareira, a qual controla metade das exportações do país ainda é distribuída em outras localidades, mas é em Havana que estão as indústrias ligeiras, embaladoras de produtos cárnicos, indústrias químicas e farmacêuticas. Outras fábricas localizadas em Havana são de alimentos, montagem de veículos, bebidas como o rum, têxteis e tabaco. Havana ainda é o principal porto de Cuba pois 50% de suas importações e exportações passam por lá. 

Ainda por conta do colapso que houve entre União Soviética em 1991 e a intensificação do empecilho dos Estados Unidos contra Cuba, Havana e o resto do país sofreram a pior crise econômica. Mas com o turismo conseguiu obter um crescimento extraordinário desde 1990, onde recebeu 1,6 milhões de turistas, o que fez com que tivesse um crescimento médio de 19% em consideração a 1990. Já em 2004 foram 2,05 milhões gerando 2,25 bilhões. Em 2005 bateu recorde acolhendo 2,3 milhões de turistas, representando 13,2% em relação a 2004. Em 1980 constituíram na parte oeste da cidade um polo científico com influências do setor da biotecnologia, que com um alto valor significante exportam produtos como medicamentos e vacinas, que concorrem com países desenvolvidos nesse setor.


O Inicio da Guerra dos Mísseis


A Guerra dos Mísseis aconteceu durante a Guerra Fria e se iniciou devido a mísseis nucleares instalados na Turquia, Inglaterra e Itália em 1961 que não era de conhecimento público e após o fracasso da Invasão da Baía dos Porcos (tentativa de derrubada do governo socialista de Fidel Castro) no mesmo ano. Com isso, em 1962 Cuba entrou com um acordo secreto com os soviético para,  em resposta aos EUA, instalarem mísseis em Cuba apontados para os EUA na tentativa de deter uma nova invasão dos Estados Unidos à ilha. 


O Sábado Negro


Os EUA estavam em época de eleições enquanto os mísseis estavam sendo instalados e foram acusados de estarem ignorando os mísseis da URSS em Cuba. Para comprovarem que estavam cientes de que os mísseis estavam ali os EUA enviaram um avião espião da Foça Aérea até o local, que produziu provas fotográficas das cerca de 40 instalações de mísseis balísticos. Os EUA não admitiam aqueles mísseis a apenas 150 km de sua costa por isso criaram um bloqueio militar para impeir que novos mísseis entrassem na ilha. O presidente Kennedy afirmou que os EUA não hesitariam em bombardear Cuba caso os soviéticos não removessem os mísseis.
O ponto crítico desse conflto foi em 27 de Outubro de 1962 quando um dos aviões espião dos EUA foi derrubado em território Cubano e o piloto foi morto, esse dia ficou conhecido como Sábado Negro. Com isso as negociações estavam cada vez mais difíceis e o mundo inteiro se viu a beira de uma grande Guerra Nuclear.


O acordo do alívio


Depois de longas negociações os EUA e a URSS chegou em um acordo de os soviéticos removerem as instalações de Cuba publicamente,foi quando o lpider soviético Kruschev  foi à público nos canais dos Estados Unidos e fez a seguinte declaração: "Nós concordamos em retirar de Cuba os meios que consideram ofensivos. Concordamos em fazer isto e declarar na ONU este compromisso. Seus representantes farão uma declaração de que os EUA, considerando a inquietação e preocupação do Estado soviético, retirarão seus meios análogos da Turquia". Os EUA concordaram em retirar as instalações dos mísseis contra a URSS da Turquia e Itália e fazer uma declaração pública de nunca invadir Cuba sem que fossem provocados. A guerra terminou após todos os mísseis ofensivos terem sido retirados e o bloqueio ter sido ofialmente removido.

A Guerra dos Mísseis em Cuba juntamente com o grande crescimento de arsenais nucleares resultou em um acordo assinado entre os EUA, URSS e Inglaterra que proibía testes nucleares em alto-mar, no espaço e na atmosfera sendo possíveis apenas testes subterrâneos. A Guerra resultou também nTratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares com o objetivo de conter a corrida armamentista dando um limite aos países. O limite era de que os países que já possuiam armamento nuclear limitariam seus armamentos e os que não possuia armamento estavam proibidos de desenvolver mas poderiam pedir tecnologia nuclear a outros países para realização de atividades pacíficas.

Essa guerra chegou a quase dar inicio a um desastre a nível global, mas felizmente não foi esse o resultado e ainda abriu portas para outros acordos entre os EUA e a URSS que tranquilizou a tensão existente entre as duas grandes potências.



REFERÊNCIAS: 

http://www.turismoemcuba.com/Clima-em-cuba
https://m.suapesquisa.com/paises/cuba/geografia_cuba.htm
https://www.google.com/amp/s/www.coladaweb.com/geografia/paises/cuba/amp
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_de_Cuba
https://www.indexmundi.com/pt/cuba/coordenadas_geograficas.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_dos_m%C3%ADsseis_de_Cuba
https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_da_Ba%C3%ADa_dos_Porcos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Cuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário