sábado, 24 de agosto de 2019

WASHINGTON D.C. – A POLITICA EXTERNA NORTE AMERICANA

 Eduarda Mascarenhas, aluno da rede estadual¹
Ellen Camille, aluno da rede estadual²
George Oliveira, aluno da rede estadual³
Islaine Santos, aluno da rede estadual⁴
Juliana Santos, aluno da rede estadual⁵
Kleber Albuquerque, aluno da rede estadual⁶
Marcele Estrela, aluno da rede estadual⁷
Yasmin Souza, aluno da rede estadual⁸

Yuri Oliveira, orientador da rede estadual¹
Wagner Aragão, orientador da rede estadual²



RESUMO
Este artigo busca trazer a história de Washington D.C. durante a Guerra Fria e a geografia do local, tanto física quanto social, onde se abrange dados como relevo, climatologia, hidrografia, IDH, taxas de natalidade, desemprego, entre outros.

Palavras chaves: Washington D.C. Guerra Fria.

     Washington além de ser a capital dos Estados Unidos, é também o distrito federal do país, lugar onde se encontra a Casa Branca que é onde o presidente reside. As Coordenadas de Washington D.C é 38° 53' 42'' ao Norte e 77° 02' 11''. Ao Oeste sua área é de 177 km² onde 159 km² são cobertos por terra e cerca de 18 km² são cobertos por água pelo motivo do rio Potomac correr próximo da cidade o que faz dela ser 10,16% coberta por água.
     A cidade possui a altitude média de 7,6 metros tendo como ponto mais alto 125 metros. Seu fuso horário é de GMT-4, uma hora a menos em relação ao fuso horário do Brasil. Tem uma diversidade vegetal, possui clima temperado com estações bem definidas, e tem decorrência de neve durante o inverno. Com o aumento dos centros urbanos ocorreu a devastação da flora natural do local, o que influência boa parte da vegetação ser inserida no pela cidade. Tem uma média de IDH de basicamente 0,939 (10º maior do mundo) – muito alto.
     O PIB mais recente (2018), segundo o site Country Economy, é de 5,8%. Sua taxa de natalidade
   
     A capital fez parte de um dos maiores conflitos da humanidade, pois, havia um enorme risco de emergir uma Terceira Guerra Mundial. Consequência da Segunda Guerra Mundial, A Guerra Fria foi um conflito "implícito" (pois de fato não houve combate armado direto) envolvendo duas potências mundiais: A União Soviética, que atualmente é a Rússia; e os Estados Unidos. Ambas com ideologias incompatíveis umas com as outras, resultando em uma polaridade política que afetou e ameaçou todo o globo.  
    Durante a disputa que ocorreu de 1939 a 1945, a URSS dispensou os nazistas da Europa Oriental, e decidiu implantar o regime comunista nesses territórios, o que causou preocupação da parte dos EUA, que consequentemente buscou se aliar aos países da Europa Ocidental e logo após criou o Plano Marshall que visava frear a "ameaça" comunista nessas civilizações. Em troca, ele disponibilizou dinheiro para ajudar os países afetados pela guerra se reerguerem. A URSS por sua vez também assinou um tratado chamado Pacto de Varsóvia que foi uma aliança entre os países socialistas.
   Com essa polaridade de ideologia mesmo após o fim da guerra, foi se intensificando a ameaça de uma terceira guerra, só que o que aconteceu foi uma disputa pela colocação de maior potência. Após um período repleto de troca de farpas entre os dois governos, foi iniciada uma corrida armamentista onde quem tivesse a maior arma de destruição em massa, estaria seguro e em vantagem, o que deixou a população em pânico com medo de ser exterminada devido aos avanços tecnológicos no ramo das bombas nucleares.
 A Alemanha durante tal período, aderiu ao plano Marshall com a intenção de se reestabilizar economicamente, o que resultou numa crise onde o governo soviético decidiu dividir a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental por conta da divergência política criando um muro que dividiu esses dois lados, foi o então chamado Muro de Berlim, pois se encontrava na mesma. Apesar do ocorrido, essas nações encontravam uma forma de intermediar as relações entre A Casa Branca, em Washington e o Kremlin em Moscou através do chamado "Telefone Vermelho" que não era vermelho e nem mesmo um telefone. Era uma espécie de máquina de escrever ligada a uma linha telefônica. Em 1970, tanto os Estados Unidos da América quanto a União Soviética, assinaram um acordo de apaziguamento e restrição de armas nucleares que até hoje são uma grave ameaça à humanidade. 
     Por fim, em 1970, o Pacto de Varsóvia se dissolveu, houve a queda do Muro de Berlim e a URSS veio a se tornar 15 estados independentes.


Referências

Autor Desconhecido, <https://escola.britannica.com.br/artigo/Guerra-Fria/481011?fbclid=IwAR1Nuz80DKhyaJYq3O_RjjXEatYTumxH5_b6BNsoeX_wBzcQHywYc1go86U>
Autor Desconhecido, <https://escola.britannica.com.br/artigo/Guerra-Fria/481011?fbclid=IwAR0jpMhPEKFNvm5IBL1zKMXyrjCt7aSiE91CL-yDU2E1xwQcGEBqVZjenW4>




Nenhum comentário:

Postar um comentário